fbpx
Visite a

Casa dos Bicos
- Fundação José Saramago

Lisboa

Carregadores pretos passavam ajoujados, encharcados pela água que escorria das grandes alcofas, com a pele dos braços e da cara salpicada pelas escamas. Parecia que tinham vindo juntar-se no mercado todos os moradores de Lisboa. Sete-Sóis atravessou o mercado do peixe. As vendedeiras gritavam desbocadamente aos compradores, provocavam-nos, sacudiam os braços carregados de braceletes de ouro, batiam juras no peito onde se reuniam fios, cruzes, berloques, cordões, tudo de bom ouro brasileiro.

ACasa dos Bicos é um dos raros exemplares da arquitetura renascentista que subsistiu da Lisboa manuelina. Com a construção do Palácio Real no Terreiro do Paço, o mercado da Ribeira deslocara-se para a zona frontal à casa de Braz de Albuquerque. Antes, um mercado de legumes, frutas e hortaliças agora, um largo terreiro que vem desde o Tejo até à casa dos diamantes em terra batida, onde em áreas demarcadas, se vende de tudo e onde os bufarinheiros montam tendas com mercadorias provenientes do Oriente, de África e do Brasil.

Vista 360º

Casa dos Bicos - Fundação José Saramago

A barca que trouxe Baltazar a Lisboa aproou à Ribeira (…) Baltazar atravessou o mercado do peixe (…) Á porta de uma taberna que ficava ao lado da Casa dos Diamantes, Baltazar comprou três sardinhas assadas, que sobre a indispensável fatia do pão, soprando e mordiscando, comeu enquanto caminhava em direcção ao terreiro do paço.

A Casa dos Bicos, cuja edificação é atribuída a Francisco de Arruda destacava-se das restantes casas nobres da zona devido à sua original fachada sul. Tudo indica que Braz de Albuquerque fidalgo cortesão, protegido de D. Manuel I e filho natural de Afonso de Albuquerque se tenha inspirado em alguns edifícios renascentistas de Itália, como o Palazzo Bevilacqua de Bolonha ou o Palazzo Dei Diamanti de Ferrara, uma vez que se havia deslocado aquele país em 1522, integrado no séquito que acompanhou a Infanta D. Beatriz (1504-1538), aquando do seu casamento com o Duque Carlos de Sabóia.

Baltasar vindo de sul atravessou o Tejo numa barca e desembarcou em Lisboa no mercado da Ribeira, frente à casa dos diamantes.